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Conceito para eventos: dando vida a sua ideia

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Logo nas primeiras fases da produção e planejamento, chega o momento de criar o conceito para eventos. Muitas vezes, inclusive, é ele que dá o gatilho inicial para começar uma produção. 

O conceito de um evento pode ser clássico ou inovador, desde que seja muito bem pensado e avaliado de acordo com o público-alvo, a localização, a sazonalidade e as tendências do mercado em que esse evento está inserido. 

Ou seja, todo o contexto do projeto conta para escolher um conceito que seja pertinente. E, o mais importante, que case com a essência e os objetivos finais do evento. 

Com isso em mente, vamos entender como criar o conceito do seu evento e tirá-lo do papel. Para isso, trouxe algumas dicas e estratégias que ajudarão a criar uma experiência final autêntica e coerente. 

Criando o conceito para eventos 

Para a ideia ser assertiva, é muito importante que a equipe faça pesquisas, busque referências, tenha encontros de brainstorming (reuniões voltadas para criação), e tente formular um conceito autêntico, mas factível. Dessa forma, é possível até prever alguns pontos centrais que trarão esse conceito à vida. Alguns exemplos são:

  • experiências imersivas,
  • identidade visual, 
  • marcas parceiras, 
  • entre outros. 

Nessa fase, é muito importante que as ideias sejam registradas de forma escrita e visual, para que todos da equipe entendam se estão imaginando a mesma coisa. Afinal, cada um tem suas próprias referências imagéticas individuais, e uma mesma palavra pode trazer diversos significados visuais para diferentes pessoas. 

Esses processos são importantes porque, no momento em que a produção passa da fase de conceitualização e entra na parte de planejamento mais técnico, o conceito pode se tornar confuso, distante, inatingível ou até mesmo inviável. Então, essas imagens e registros das referências e pesquisas se tornam um apoio fundamental para a produção. 

Além disso, é interessante que, neste momento de planejamento, seja feito mais de um orçamento e mais de um plano de execução. Faça primeiro um planejamento ideal, em que o conceito será completamente realizado, seguindo os princípios  desejados inicialmente.

Em seguida, crie um planejamento real, que é o mais próximo do que será realmente viável se tudo funcionar como esperado. Por último, elabore um planejamento pessimista, prevendo uma produção que seja mais enxuta, mas que possa minimamente manter o conceito inicial. 

Dando vida à criação

Para efetivamente dar vida ao que foi criado desde o início, saiba que adaptações irão acontecer. Mas tente sempre se ater às palavras e imagens que fundamentaram a criação do conceito. Elas serão um guia para visualizar se a programação e as experiências do evento estão integradas à ideia.

Uma questão essencial para que o conceito seja efetivo e “comprado” pelo público, é ele ser muito bem comunicado de todas as formas, a partir: 

  • da estratégia de marketing, da estratégia de marketing, incluindo redes sociais, marcas envolvidas, página de venda e todos os pontos de contato antes, durante e pós evento. 
  • do design e da identidade visual criada; 
  • e da sinalização e comunicação visual dentro do próprio evento.

Por fim, é necessário destacar que, não importa o quão boa seja a ideia, não se esqueça que produzir um evento é trabalhar com pessoas reais. E bem, todas essas pessoas buscam uma experiência individual positiva

Portanto, cuidado para não se perder durante a criação do conceito para eventos: prefira sempre o conforto e segurança dos participantes antes de qualquer coisa. Fora isso, o céu é o limite para as ideias que podem reger o conceito de um evento. Permita-se inovar, principalmente nos primeiros passos da produção.

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