fbpx
escolhas inicio da minha carreira como produtora de eventos

18 coisas que eu gostaria que tivessem me falado no início da minha carreira como produtora de eventos

Compartilhar

Dificilmente alguém começa uma carreira sem pesquisar sobre a profissão. Seja ela qual for, sempre há textos que inspiram e abordam sobre o mercado de trabalho, mas muitas vezes o conteúdo é bastante romantizado, não é verdade? Em especial na carreira como produtora de eventos, é tudo muito dinâmico e são diversas as experiências e vivências, algumas com glamour, mas outras nem tanto. Existem os dias de luta e os dias de glória!

No meu caso, fiz graduação em Turismo, me especializei em Negócios e Empreendimentos, depois concluí o mestrado em Hospitalidade e atualmente estou finalizando o MBA em Marketing e Vendas. Vários estágios e freelas em eventos foram surgindo durante meus estudos e fui me interessando cada vez mais pelo setor. 

Mas a verdade é que iniciei no mundo dos eventos por acaso, e atualmente faz 11 anos que estou nesse mercado. Confesso que é um eterno caso de amor e ódio, mas certamente bem mais de amor. Com a minha vivência, mudei bastante minha visão, assim como as crenças que muitas vezes nos limitam.

Minha intenção com este texto não é debater ou criticar a área. Gostaria de compartilhar com você 18 pontos que romantizei, alguns que errei e outros que aprendi ao longo da minha trajetória e que gostaria que tivessem me dito no início da minha carreira, para a Fabiana de 2005. 

Então, quais são exatamente as 18 coisas que gostaria que tivessem me falado no início da minha carreira como produtora de eventos?

1. Preto não será mais a sua cor favorita, mas boa parte do seu guarda-roupa será composto só de peças nessa cor.

2. Usar rádio não é tão elegante quanto você pensa! Resolver diversas questões e lidar com o diálogo frequente no fone de ouvido é bastante desafiador. Ah, e não se preocupe com a tal linguagem do Q.

3. Este ponto pode parecer clichê, mas o óbvio também precisa ser dito: em eventos, é essencial fazer conexões – até mesmo para você conseguir um lanche durante a montagem em um hotel, por exemplo. É fundamental conversar e conhecer todas as pessoas possíveis envolvidas nos eventos.

4. Você nunca mais conseguirá ir em um evento sem reparar tudo à sua volta! Será praticamente impossível se divertir e não acabar trabalhando mentalmente. Vai ser preciso controlar aquela vontade interna de dar opinião onde não foi chamada.

5. Dependendo do seu segmento ou da sua especialidade, a sexta-feira será a sua nova segunda-feira. Em outras palavras, alguns aniversários, casamentos, encontrinhos e viagens podem não se encaixar mais nos seus planos. A boa notícia é que viajar durante a semana é bem mais barato, não é mesmo?

6. Cursos práticos ou estágios podem gerar ótimos contatos profissionais. Valorize esses momentos e sempre reflita sobre como se portar e se vestir. Você é o seu cartão de visita.

7. As pessoas irão te pedir ingressos, uma passadinha no camarim, um autógrafo ou uma informação adicional do line up. Por isso, saber separar profissional do pessoal é muito importante. Caso não possa ajudar, não fique constrangida em negar! Inclusive, em muitos eventos é preciso assinar o termo de confidencialidade.

8. Calças com bolsos facilitam muito a vida, mas já invista em uma boa cartucheira. É humanamente impossível carregar tudo na mão. Dica adicional: balas na cartucheira são sempre bem-vindas, mas cuidado com o barulho das embalagens, principalmente aquelas estilo Tic Tac. Produtoras de eventos precisam ser discretas no evento e andar com um “sininho” na bolsa não será nada silencioso.

9. Medite! Faz bem para a vida no geral e ainda ajuda a ter mais calma e plenitude. Você pode tentar planejar tudo, mas imprevistos sempre acontecem e manter a paciência será fundamental para tomar decisões assertivas.

10. Falando em imprevistos, é muito normal que eles aconteçam. Lembre-se que você é competente e está fazendo o melhor que pode ser feito nas condições que você tem. Não julgue a sua própria capacidade pelos problemas que podem acontecer.

11. Não se frustre com as mudanças climáticas. Jamais confie totalmente na previsão do tempo e tenha  um plano B, C, D, F (sempre).

12. Tenha parceiros e fornecedores de confiança. Eles poderão te salvar em diversos momentos ao longo de suas produções. Essas alianças e matches serão construídos e fortalecidos a cada evento.

13. Tenha contrato de absolutamente TUDO e sempre os leve no dia do evento. Evite o dito pelo não dito.

14. Não subestime a necessidade do gerador e de link dedicado para internet.

15. Aprenda com os seus erros, mas também com os erros dos outros. Escute todos os casos com visão de aprendiz.

16. Se inspire em pessoas, mas tente não se comparar! Tenha mentores, pois eles a ajudam a crescer profissionalmente.

17. Aprender a falar ‘não’ é necessário e essencial.

18. NUNCA interrompa um stand up comedy! Juro que essa você precisa se lembrar para sempre.

Certamente as vivências me permitiram aprendizados para a minha carreira como produtora de eventos que vão além de qualquer dica ou teoria, mas eu teria feito diversas coisas diferentes se soubesse alguns desses ensinamentos anos atrás. 

E você, já pensou sobre isso? Quais dicas contariam para outras produtoras ou quais teria dado a si mesma? Me conta aqui nos comentários.