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O que é Design de Experiência e como essa estratégia pode revolucionar seus eventos?

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Nos últimos tempos, temos visto uma explosão do uso do termo UX Design, seja na internet, em cursos ou até especialistas na área no Linkedin, mas afinal, o que é realmente? O UX Design (User Experience Design), também conhecido como Design de Experiência, diz respeito a um conjunto de fatores e métodos que se preocupam com toda a jornada de consumo do cliente.

O objetivo final é torná-la especial e memorável, sendo uma excelente técnica para aplicar em eventos. É uma forma de fidelizar e encantar o consumidor, que acaba se tornando um defensor fiel do seu evento e até da sua label por ter criado memórias afetivas e sensoriais em sua produção.

Continue a leitura para entender melhor as etapas de implementação, exemplos de quais pontos se atentar e cases de sucesso para se inspirar.

Etapas para implementar o Design de Experiência em eventos

No processo de implementação do Design de Experiência em eventos, envolver os sentidos é uma das partes chave! Isso porque eles aguçam a percepção. Nossos sentidos por vezes possuem o grande poder de nos trazer memórias quando menos esperamos. 

Quem nunca sentiu o cheiro de um bolo saindo do forno e não se lembrou inconscientemente de uma tarde na casa dos avós? E é essa a nossa intenção ao integrar os sentidos nos eventos. Para que as pessoas tenham a vivência daquele dia gravadas na memória. Para que, ao serem estimuladas, lembrem-se daquele momento memorável que você proporcionou.

Por exemplo, é possível despertar a visão com:

  • uma cenografia impactante;
  • iluminação estratégica;
  • e cuidado com palco, ativações e sinalização. 

A audição pode ser estimulada com:

  • um bom line-up;
  • equipamentos de som de qualidade;
  • e isolamento acústico. 

O olfato, por sua vez, com:

  • uma boa limpeza do espaço; 
  • posicionamento estratégico dos banheiros;
  • e uso de essências aromáticas. 

O paladar pode ser aguçado com:

  • uma boa curadoria de A&B;
  • e dando a devida atenção para os diversos tipos de gostos.

Por fim, o tato pode ser ativado através de ações interativas, como:

  • convite temático com textura;
  • objetos que remetem ao conceito do evento;
  • oficinas e atividades interativas;
  • e pulseiras de acesso.

Além do estímulo dos cinco sentidos, há alguns métodos e questões que precisam ser levados em consideração na hora de aplicar o Design de Experiência em eventos. Continue a leitura para conhecer alguns deles.

Comece conhecendo a sua persona

Imaginem simulando um jogo de xadrez, onde as peças estão sendo posicionadas em cima de palavras como persona, leads, customers

O grande diferencial do design de experiência é a entrega de valor ao cliente. Para isso, é necessário conhecer a fundo quem são as pessoas que participarão do evento. Assim, você consegue planejar estratégias mais assertivas. 

Por isso, descubra e analise suas preferências, padrões de consumo, expectativas, dores, entre outras questões. Lembre-se também de sempre tratar seu cliente de forma personalizada, de forma a gerar sensação de exclusividade ao público.

Existem várias técnicas para montar a sua persona, como se basear em clientes de eventos antigos com conceito similar, criar do zero quem seria seu cliente ideal, usar ferramentas como mapa de empatia e muito mais. Quem sabe em breve escrevo um artigo só sobre esse processo?

Planejamento é o ponto central

Parece até clichê falar de planejamento quando se trata de produção de eventos, mas não posso deixar de abordar essa parte essencial. Todos os pontos de contato entre o cliente e o seu evento devem ser mapeados para que ações assertivas sejam implementadas em toda a jornada pensando no design de experiência. 

Lembre-se: todo o evento deve ser pensado na criação de identificação e conexão com o cliente. Separei alguns momentos e como você pode tornar a experiência única em cada etapa:

Convite e venda de ingressos

Essa etapa é parte de um dos primeiros contatos do público e por isso  as informações sobre valores e locais de vendas devem estar à vista e bem claras. Já no caso de venda online, a página deve estar organizada, apresentar  a identidade do seu evento e informações básicas e essenciais, como programação, contexto, data, horário e local ou formas de conexão, caso o evento seja online.

Dica de ouro: personalize o máximo que conseguir e, sempre que entrar em contato ou realizar um atendimento, utilize o nome do participante. Ser tratado pelo nome o fará se sentir especial e único.

Chegada/entrada

Você já pensou no esforço desprendido pelo participante para chegar até seu evento? Por isso, que tal facilitar esse momento? Dependendo do porte do evento, há um impacto no trânsito e segurança nos arredores do local.

Nessa situação, você pode fechar parcerias com aplicativos de mobilidade e com estacionamentos, definir um perímetro fora do local para colocar seguranças e resguardar os participantes nesse trajeto. 

Outro processo importante é o de portaria, fluxo de entrada e check-in. Sobre este tema, você pode ter mais informações com o artigo Como fazer uma operação de portaria de sucesso

E por fim, por que não colocar logo após um check-in um espaço instagramável com sua marca para os convidados tirarem boas fotos?

Cenografia

O que tende a te conquistar mais: um galpão vazio com alguns móveis espalhados ou uma decoração estratégica e bem pensada, com pontos interativos, boa iluminação e alinhada com o propósito do evento? Essa parte é fundamental  para  encantar o cliente e você pode usar a criatividade a seu favor.

Sonorização 

Este ponto pode significar a vitória ou a ruína do seu evento. Já presenciei shows de excelentes artistas perderem a qualidade porque o produtor escolheu economizar na hora de fechar o equipamento de som. Ou até mesmo por descumprir algum item do rider para abaixar o valor da planilha.

A dica, então, é cuidar muito bem do seu fornecedor, ter cuidado com os ajustes solicitados na passagem de som e lembrar que, às vezes, o barato pode sair bem caro.

Além desses pontos, há também o cuidado com a limpeza durante o evento; com o espaço de A&B, para que o atendimento seja cordial e rápido; com o palco, de forma que sua estrutura seja impactante; com o pós-evento, com a realização de pesquisas de satisfação, entre outros. São inúmeros os pontos de atenção para aplicar o design de experiência durante o planejamento de um evento.

E sabe qual é um ótimo exemplo de evento que coloca essa estratégia em prática de maneira eficaz e impactante? O Rock in Rio, maior festival musical do planeta. Me acompanhe para saber mais.

Rock in Rio e a inspiração do design de experiência em eventos

É quase impossível falar de design de experiência em eventos sem se lembrar do Rock in Rio. Todo o festival é pensado para despertar emoções e criar memórias, o que acaba gerando uma forte conexão dos participantes com a marca.

A jornada do cliente é pensada em cada ponto de interação, envolvendo:

  • curadoria dos shows; 
  • divulgação da data e do lineup; 
  • compra dos ingressos; 
  • recebimento das pulseiras em casa (que vem em uma caixa maravilhosa); 
  • entrada no evento que impacta pela estrutura e eficiência no check in; 
  • ativações de marca que tendem a ser mais inovadoras a cada edição, 
  • apresentações e shows em si com todo espetáculo e magia que os envolvem.

Em cada etapa, o público é inundado por emoções muito bem planejadas e executadas.

 Foto de ativação da Heineken no Rock in Rio 2019, em que se mostra o céu em início de noite, em que uma pessoa participa da tirolesa da marca, com um letreiro em led esverdeado em que se lê “E a diversão”

Um dos meus exemplos preferidos é a tirolesa como ativação de marca da Heineken, presença obrigatória no festival. Imagine só o mix de emoções e sensações do participante? Euforia, adrenalina, medo, empolgação… Tudo isso sempre tendo as marcas da Heineken e do Rock in Rio em tamanho considerável no campo de visão! Sempre que esses participantes se  lembrarem da experiência e dos sentimentos, irão associá-los às marcas, que farão parte de sua história e memória.

Então, por que não trabalhar as emoções e experiência para que seu evento também faça parte do repertório de histórias e da vida de alguém?

Para aplicar o design de experiência em eventos de maneira eficaz, é necessário ter olhar interessado no cliente para que se possa planejar a jornada de forma assertiva. Dessa forma, o foco deve estar presente desde o momento em que o público toma conhecimento do evento até a avaliação pós evento. 

A criatividade e a inovação fecham o planejamento, sendo duas peças chave para gerar o encantamento esperado. Afinal, com o design de experiência, você consegue fidelizar um maior número de clientes, aumentar a perspectiva de valor agregado e ter mais chances de sucesso em eventos futuros.

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Referências

  • Livro: Rock in Rio l A arte de sonhar e fazer acontecer
  • Livro: Dedique-se de Coração
  • Ebook: Design de Experiência- como aplicar essa estratégia nos eventos
  • Blog Sympla: Era da Experiência; Design de Experiência

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